terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vulcão dos Capelinhos


Mais uma sugestão para as Solas que se encontram no grupo Central, o Vulcão dos Capelinhos, o verdadeiro ponto de referência da ilha do Faial, tanto pelo seu impacto como pela sua história recente que muito marcou a vida dos Faialenses e dos Açores. É um marco vivo da essência destas ilhas, a actividade vulcânica. Este vulcão, localizado no extremo poente da ilha, celebrou no passado ano de 2007 o 50º aniversário da sua erupção, altura em que tive a oportunidade de o trilhar. É um fenómeno da Natureza que actualmente fascina cientistas em todo o mundo, envolto em mistério e questões, ja que se trata de uma erupção submarina, as quais permanecem uma incóginta dada a sua rara frequência.

"Passados tantos anos, Capelinhos ainda se pode considerar único no mundo das Ciências Vulcanológicas nomeadamente por ter sido fotografado, observado, estudado e interpretado desde o respectivo início (cerca da 7h da manhã do dia 27.Set.1957) até ao "adormecimento", em calma tarde de 24 de Outubro de 1958." (Núcleo Museológico do Vulcão dos Capelinhos, Faial, 2007)

É um trilho de dificuldade média, com a extensão de 7km e realizável em 2h30m. Inicía junto do Parque Florestal e termina no Núcleo Museológico dos Capelinhos, abrangendo três áreas de Zona de Reverva Protegida, sendo quase todo realizado em estrada de terra batida por entre vegetação muito rasteira. É uma referência o Farol da Ponta dos Capelinhos, inaugurado em 1907 e o qual cessou funcionamento devido à erupção que o danificou irreversivelmente. Actualmente encontra-se restaurado. É impressionante ver como a cinza ainda se entranha nas botas e esvoaça pelo ar... Apesar de um cenário de desolação, é algo que fascina o olhar pela grandiosidade, imponência e por ser tão inóspito quanto real.
São marcas verdadeiras de um vulcão, paisagem que não se vê em nenhuma das outras ilhas e a que mais me marcou.
É um vulcão... deles nasceram os Açores.

ATENÇÃO: Não é possível aceder à parte superior da encosta do vulcão por questões de segurança.

4 comentários:

  1. parabens companheira téx por nos trazer tanta beleza!no arkipélago dos açores temos muito por onde ir bater a nossa sola assim como estas lindas imagens da ilha do faial."vulcão dos capelinhos" já ouvi muito falar,mas ainda nao tive o prazer de conhecer ,nem de trilhar.
    kem sabe esteja para breve... gostava muito de bater as solas por estas bandas...kisses

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Nunca estive neste lugar mas deixo umas curiosidades...
    O nome Capelinhos deveu-se à existência de 2 ilhéus chamados de "Ilhéus dos Capelinhos".
    O vulcão manteve-se em actividade por 13 meses, entre 27 de Setembro de 1957 e 24 de Outubro de 1958. A erupção dos Capelinhos, provavelmente terá sido uma sobreposição de duas erupções distintas, uma começada a 27 de Setembro de 1957, e a segunda, a 14 de Maio de 1958. A partir de 25 de Outubro, o vulcão entrou em fase de repouso. Do ponto de vista vulcanológico, deverá ser considerado um vulcão potencialmente activo.

    ResponderEliminar
  4. Mais umas excelentes fotos!!!
    A paisagem difere de toda a restante,e a própria imagem verdejante do Arquipelago Açoreano,aqui nota-se uma estranha beleza árida e vulcânica,que demostra a todo o instante a grande força da natureza.

    beijosss

    ResponderEliminar